quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desenvolvimento moral...

Em Fortaleza, a desempregada Patrícia Galvão Camelo, de 33 anos e grávida de seis meses, foi solta após três dias presa numa delegacia. O crime de Patrícia foi tentar roubar uma lata de leite.
Presa em flagrante delito antes de consumar o furto, Patrícia disse em depoimento que estava com fome e não tinha dinheiro para pagar o leite.
Não houve qualquer tipo de condescendência e o guarda prendeu-a. Caso este acontecimento não tivesse sido mediatizado, provocando comoção popular, a senhora poderia neste momento estar condenada por furto.

Para Kohlberg a maturidade moral é atingida quando o indivíduo é capaz de entender que a justiça não é a mesma coisa que a lei; que algumas leis existentes podem ser moralmente erradas e devem, portanto, ser modificadas. Assim, segundo o autor, existem três níveis da moralidade, o nível pré-convencional,
nível convencional e o nível pós-convencional.

Sendo assim, na minha opinião, o polícia ao tomar conta da ocorrência e ao avaliar correctamente a situação, deveria deixar a senhora partir em liberdade. Ele deveria ser capaz de avaliar o estado em que esta se encontrava e ser capaz de diferenciar este caso dos diversos tipos de roubo. Neste caso a senhora sentiu necessidade em roubar apenas um pacote de leite, para se poder nutrir a si mesma e ao seu feto, para que o seu desenvolvimento não fosse prejudicado. Ela estava apenas a tentar proteger a sua vida e a do seu filho, facto que o policia devia ter considerado prioritário.

1 comentário:

  1. Bem, desde já queria realçar que concordo bastante com as ideias defendidas neste post, nomeadamente a partir dum ponto essencial referido:"a justiça não é a mesma coisa que a lei". Esta é uma noção que, do meu ponto de vista, deve estar presente no correcto desenvolvimento de um ser humano, a nível humano e moral, em qualquer estado de maturidade, ao longo de todo o processo educativo. São através da análise de certas situações, da perspectiva com que as olhamos, que pode fazer muita diferença a diferentes níveis, se as olhamos dum ponto de vista humano ou meramente "robótico", cingindo - se, única e exclusivamente, por um conjunto de frases que,supostamente, deverão guiar todo e qualquer comportamento do ser humano, sem ter em conta o ponto de vista emocional e racional, que tanto nos caracteriza.

    Victor Pinto

    ResponderEliminar