“Milwaukee Project” foi um projecto criado em 1960, que tinha como principal objectivo estudar os efeitos da estimulação intelectual nas crianças que viviam em ambientes hostis, com a finalidade de melhorar o seu QI e aproveitamento escolar.
Num estudo realizado pelo professor Rick Heber da universidade de Wisconsin, principal obreiro do projecto, verificou-se que os residentes de uma determinada zona de Milwaukee tinham uma taxa de educação muito baixa. Esta zona representava 3% da população da cidade, onde 33% das crianças eram consideradas mentalmente atrasadas.
Com base nesses resultados, Heber seleccionou 40 novos nascimentos na zona e verificou que todas as mães tinham um QI inferior a 80 e na maior parte dos casos o pai estava ausente.
Esses nascimentos foram submetidos a uma experiência, onde foram criados um grupo experimental e um grupo controlo. No grupo experimental, as mães receberam educação e reabilitação vocacional e as crianças foram integradas em centros de estimulação infantil, para desenvolveram a linguagem e as habilidades cognitivas. No grupo controlo encontravam-se as crianças e as mães da mesma zona, mas que não forma submetidas a qualquer teste ou estimulação.
Quando as crianças atingiam os 6 anos o programa terminava e elas eram integradas novamente nas escolas locais.
Ao fim desses 6 anos as crianças do grupo experimental foram submetidas a vários testes e verificou-se que o seu QI era de 120, maior que as crianças da mesma idade do grupo de controlo que tinham QI de 87.
Aos 10 anos de idade realizou-se novamente os mesmos testes e verificou-se que o QI do grupo experimental diminuiu para os 105 e o QI do grupo de controlo para os 85. Quando as crianças abandonaram o programa, os seus QI começaram a diminuir.
Com estes resultados o projecto adquiriu bastante sucesso na imprensa e foi reconhecido por grandes psicólogos mundiais. Contudo, mais tarde Heber foi acusado de desviar fundos do projecto para seu benefício próprio, e estes resultados acabaram por não ser publicados, facto que não impediu o seu sucesso, pois foram utilizados em vários trabalhos e documentos da psicologia e da educação.
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