domingo, 29 de maio de 2011

Estádios de desenvolvimento...

Na aula de Psicologia do Desenvolvimento do dia 26 de Abril falamos sobre os estádios de Freud e de Erickson. Segundo Freud, existem cinco estádios de desenvolvimento psicossexual: Oral; Anal; Falácio; Latência e Genital. Em contrapartida, Erickson fala em oito estágios de desenvolvimento psicossocial: Confiança/Desconfiança; Autonomia/ Dúvida e Vergonha; Iniciativa/Culpa; Indústria/Inferioridade; Identidade/Confusão de Identidade; Intimidade/Isolamento; Generatividade/Estagnação e Integridade/Desespero.
Contudo há uma pequena diferença entre estes dois estádios de desenvolvimento. Para Freud é um desenvolvimento psicossexual e para Erickson é um desenvolvimento psicossocial.
O grupo, por uniformidade concordou que os estádios de desenvolvimento de Erickson são mais “completos” pois abrange o ciclo de vida do ser humano na totalidade, ou seja, desde a nascença do ser humano até à fase terminal da vida, ao contrário de Freud que apenas fala do desenvolvimento do ser humano até a puberdade. É verdade que o desenvolvimento psicossexual atinge um auge, mas depois acaba por entrar em decadência, como tudo na vida e é ai que está a diferença.
Freud não faz distinção a partir da puberdade, dando a ideia de que desde a puberdade até à idade idosa é tudo igual. Erickson até ao quinto estádio é semelhante a Freud, acrescentando outros três estádios que fazem parte do desenvolvimento do ser humano a partir da idade adulta. É por isto que o grupo considera os estádios de desenvolvimento de Erickson mais “completos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário