quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gestaltismo Vs Construtivismo

O gestaltismo é uma corrente que deu um importante contributo na construção da Psicologia como ciência, pois postula que qualquer fenómeno psicológico é uma totalidade organizada, não redutível à soma dos elementos que a compõem. A percepção dos objectos é diferente da percepção do somatório dos elementos que o constituem.

O construtivismo é a teoria do desenvolvimento do conhecimento, que procura descobrir as raízes dos distintos tipos de conhecimento desde as suas formas mais elementares e seguir o seu desenvolvimento até aos níveis superiores, nomeadamente o conhecimento científico.
Piaget parte do pressuposto que o conhecimento é uma continua construção, e que a inteligência não é mais do que uma adaptação do organismo ao meio, em resultado de um equilíbrio entre as acções do organismo sobre o meio e deste sobre o organismo (interacção).Procura explicar o desenvolvimento do pensamento (inteligência) como um processo que atravessa várias fases. Cada uma delas representa um estádio de equilíbrio, cada vez mais estável, entre o organismo e o meio, onde ocorrem determinados mecanismos de interacção, como a assimilação e a acomodação.
O conhecimento é o produto de uma construção contínua do sujeito agindo sobre o meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário