quinta-feira, 16 de junho de 2011

Desenvolvimento moral...

 De acordo com Piaget, o sentido de moral desenvolve-se em 2 estádios: o realismo moral (moral heterónima) e o relativismo moral (moral autónoma).Lowrence Kohlberg descobriu que o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independentemente da cultura, subcultura, continente ou país. Assim, o carácter moral, em vez de se definir de acordo com traços fixos, evolui segundo um série de estádios de desenvolvimento.



Nível pré-convencional ou pré-moral – as acções visam a satisfação do próprio;

  • 1º estádio (moralidade heterónoma), trata-se de evitar romper as regras regidas por sanções, de evitar os castigos e de respeitar o poder não causando danos às pessoas nem à propriedade;
Preocupação com o próprio;
Obediência a uma autoridade;
O medo da punição domina os motivos;
As acções são julgadas em termo das consequências;
  • 2º estádio, o do individualismo, propósito e troca instrumental;
Agir para satisfazer os interesses próprios e necessidades e deixar os outros fazerem o mesmo;
Só se preocupa com o outro se souber que vai beneficiar de alguma maneira;

Nível convencional (adolescência) – A manutenção de boas relações e a imagem pública favorável são julgadas como valores em si. A moralidade dos actos define-se em termos de boa acção e de manutenção da ordem social. Este nível caracteriza a adolescência.

  • 3º estádio, o das expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal;
Viver segundo o que é espera pelas pessoas mais íntimas ou segundo o que as pessoas geralmente esperam das outras num certo papel;
Necessidade de ser uma boa pessoa, aos seus próprios olhos e aos olhos das outras pessoas Motivo ser um bom rapaz para ser aceite;
  • 4º estádio, o do sistema social e consciência;
Cumprir os actuais deveres morais com os quais se comcordou;
As leis são para ser protegidas excepto em casos extremos onde estão em conflito com outros deveres morais fixados;
Contribuir para a sociedade, para o grupo, ou para a instituição;

Nível pós-convencional - nível dos princípios morais autónomos.
  • 5º estádio - contrato social ou utilidade e direitos individuais;
Estar consciente que as pessoas têm uma variedade de valores opiniões, e que muitos valores e regras são relativos ao seu grupo;
Um sentido de obrigação para com a lei, devido ao contrato social que se fez e se mantem por leis destinadas ao bem-estar de todos e para a protecção de todos os direitos das pessoas;
  • 6º estádio – o dos princípios éticos universais;
Seguir os princípios éticos escolhidos por si próprio, que tratam da justiça, igualdade, dignidade… estes princípios são mais elevados que qualquer lei;

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