quinta-feira, 17 de março de 2011

Psicologia aplicada ao desporto...

Na aula prática de Psicologia do Desenvolvimento, dia 3 de Março, foram-nos colocadas 12 frases que tínhamos de classificar de verdadeiro ou falso.
Uma dessas frases foi “Quando se comparam com outras pessoas que possuem características socialmente desejáveis (ex: atractividade), a maior parte das pessoas classificam-se como ‘abaixo da média’. “.
Essa frase pode ter um paralelismo com uma frase proferida por José Mourinho num anúncio publicitário: “Eu não sou o melhor, mas ninguém é melhor do que eu!”. Na minha opinião, esta frase pode ser interpretada como “Eu sou o melhor, mas também não sou perfeito!” Este paralelismo é relativo à comparação de cada um para com os outros.
Tanto esta expressão de Mourinho como a frase que nos foi dada na aula, são, a meu ver, extremamente importantes pois uma das características que considero indispensável no sucesso de qualquer pessoa e em qualquer situação é a confiança em si próprio.
 É assim que Mourinho encara tudo o que faz e é assim que nós, hoje estudantes, e possíveis professores e treinadores no futuro, o deveríamos fazer também. Contudo, é necessário que a confiança não se torne em arrogância e que a humildade esteja, também, sempre de “mãos dadas” com a confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário