sábado, 26 de março de 2011

Hereditariedade Vs Meio...

Relativamente à problemática Hereditariedade Vs Meio as opiniões de todos os elementos do grupo traduzem-se numa só. Todos nós identificamos o meio como factor preponderante no desenvolvimento de um indivíduo, não excluindo a hereditariedade.
É o meio que mais influência este processo evolutivo, pois é através da interacção com os outros sistemas de vida (socialização) que o ser se desenvolve e aprende a encarar o mundo. Um exemplo claro desta perspectiva é o caso «Genie», a história de uma criança criada em isolamento que, ao ser privada da interacção com o meio, não adquiriu os comportamentos primários de uma criança normal. O meio onde viveu durante todos estes anos não lhe permitiu desenvolver as suas capacidades transmitidas pelos genes.
Este caso demonstra que apesar das características hereditárias estarem sempre presentes e exercerem uma certa influência, não foram fulcrais no desenvolvimento de Genie. Foram as características do meio que propiciaram o seu desenvolvimento psico-motor e a tornaram numa criança pouco civilizada, sem capacidade para andar ou falar e com atitudes muito pouco humanas.
Contudo, é incorrecto afirmar que a hereditariedade não tem qualquer influência no desenvolvimento do ser humano, pois a informação genética proporciona potencialidades que necessitam de um meio ambiente favorável para se desenvolverem e completarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário